
JORNAIS
OPINIÃO CURITIBA
LABORATÓRIO PRODUZ PRÓTESES GRATUITAS PARA PACIENTES
Todo paciente que passa por tratamento ou cirurgia oncológica sabe das dificuldades do processo, e da força de vontade necessária durante e após os procedimentos.
Quando a operação envolve a região do rosto, a sensibilidade aumenta consideravelmente. Pensando em auxiliar na retomada da autoestima e superação dos traumas da luta contra o câncer, o Hospital Angelina Caron (HAC) inaugurou recentemente o laboratório de próteses bucomaxilofaciais, coordenado pela cirurgiã dentista Karin Barczyszyn, especialista em Oncologia e dentista da Clínica de Rádio e Quimioterapia (Clinirad).




HOSPITAL ANGELINA CARON
Laboratório de próteses do HAC devolve autoestima a pacientes que venceram o câncer
Pensando em auxiliar na retomada da autoestima e superação dos traumas da luta contra o câncer, o HAC implementou o laboratório de próteses bucomaxilofaciais, coordenado pela cirurgiã dentista Karin Barczyszyn. Especialista em Oncologia multiprofissional e pós graduanda em Prótese Bucomaxilofacial pela USP, Karin é a dentista da Clínica de Rádio e Quimioterapia (Clinirad). Ao todo, cerca de 30 pacientes já foram atendidos desde 2020.
MEIO-DIA PARANÁ
REDE GLOBO
Pacientes com câncer que perderam partes do rosto agora estão tendo uma nova vida. Médicos e engenheiros estão criando próteses de silicone para os pacientes recuperarem a autoestima.
ACESSE O VÍDEO
RIC Notícias | REDE RECORD

Próteses faciais ajudam pacientes oncológicos a recuperarem a autoestima
Uma parceria entre a UTFPR e o Hospital Angelina Caron traz um pouco de esperança e autoestima a pacientes que estejam passando por tratamento no hospital e tenham algumas partes do rosto mutiladas. O pesquisador José Aguiomar Foggiatto coordena um projeto que faz a impressão 3D de moldes para próteses faciais personalizadas para cada paciente.
Tudo começou após conversas entre o pesquisador e o médico oncologista Luciano Saboia do Hospital Angelina Caron, que, ao saber do trabalho de impressões 3D na UTFPR, comentou sobre a necessidade de se fazer as próteses faciais de maneira mais fácil e rápida.
A equipe desenvolveu um método de criação de próteses usando digitalização e modelagem no computador, a partir do caso de cada paciente. Com isso, os moldes passaram a serem doados para o Laboratório de próteses bucomaxilofaciais do Hospital Angelina Caron, coordenado pela cirurgiã dentista Karin Barczyszyn.
METRÓPOLEs
Câncer na face: projeto de próteses 3D recupera autoestima de pacientes
Em setembro de 2020, a paciente C.C. teve grande parte do nariz removido durante um tratamento contra um câncer na face. Por vergonha, a mulher de 82 anos evitou ter contato com quaisquer pessoas que não fossem familiares próximos durante a cicatrização. “Não queria que me vissem sem nariz, só depois de um tempo comecei a sair de casa tranquila”, conta.
O alívio para a dona de casa veio três meses após a cirurgia. Em dezembro daquele ano, C.C. recebeu uma prótese doada pelo Clinirad do Hospital Angelina Caron (HAC), do Paraná. “Quando soube que iria receber antes do Natal, fiquei muito alegre, foi uma felicidade incrível”, lembra a aposentada.
No entanto, o caso de C.C não é a regra: muitos pacientes oncológicos têm de esperar por anos para receber implantes, mesmo que eles sejam instrumentos essenciais para recuperar a autoestima deles.

IDE+ | ASSOCIAÇÃO EVANGELIZAR
A cirurgiã-dentista que restaura a vida de pacientes oncológicos com próteses faciais
O trabalho da cirurgiã-dentista Karin Barczyszn é sobre restauração e esperança. Para ajudar pessoas que foram mutiladas na face devido às consequências do câncer, ela e um grupo de cientistas e profissionais desenvolvem próteses faciais personalizadas e gratuitas.
